A Apple anunciou uma nova iniciativa para expandir o número de audiolivros disponíveis na sua loja, convidando escritores independentes e grandes editoras a terem seus livros escritos convertidos em forma de áudio usando modelos de síntese de voz de inteligência artificial (IA). A medida visa aumentar a acessibilidade de livros para aqueles que preferem ouvir, além de oferecer uma opção alternativa para autores que podem não ter recursos para pagar pela produção tradicional de audiolivros.
Os primeiros livros narrados por IA estão agora disponíveis para download na Apple Books Store, com gêneros específicos de livros acompanhados por uma voz IA específica. Livros de ficção e romance são narrados por "Madison" e "Jackson", enquanto livros de não-ficção e autoajuda são narrados por "Helena" e "Mitchell". Outros gêneros de livros, como ficção científica ou thrillers, ainda não são suportados. Na app Apple Books, os audiolivros IA são marcados com um subtítulo "Narrado pelo Apple Books".
Embora a qualidade de áudio das vozes geradas por IA ainda não esteja no mesmo nível de narradores humanos, elas ainda são muito convincentes e até de alta fidelidade do que a qualidade da voz gerada em tempo real pelo aprendizado de máquina usada pelo Siri. Você pode ouvir amostras de como essas vozes IA soam no site da Apple Books.
A transformação em um audiolivro narrado por IA é feita de forma totalmente opcional. O autor deve ter os direitos para produzir uma versão de audiolivro e, por enquanto, o livro de origem deve ser escrito em inglês. Se uma versão narrada por IA da Apple Books for criada, os autores podem produzir uma versão narrada por humanos mais tarde e podem gerar outras versões de audiolivro com outros distribuidores. Embora a geração do audiolivro não seja um processo automático, a Apple diz que pode levar cerca de um mês para um livro enviado ficar disponível em forma sintetizada. Parece que a Apple e seus parceiros estão revisando manualmente as faixas geradas por IA para garantia de qualidade antes de publicar, pelo menos nas primeiras etapas da iniciativa.
A narração por IA é uma proposta particularmente atraente para escritores independentes pequenos que não têm capital para pagar por talento humano e o processo de gravação associado à narrativa clássica de livros. Oferece uma forma econômica para esses autores tornarem seu trabalho mais amplamente disponível em forma de audiolivro. Ainda é preciso ver como os audiolivros narrados por IA serão recebidos pelos ouvintes, mas é certamente uma desenvolvimento interessante no mundo de audiolivros e publicação digital.